Histórico

 

 

            O Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos foi criado pela Resolução 1, de 18 de dezembro de 1985, pelo Governador Luiz Soares de Alencar.

 

            Na Resolução  consta que "tendo em vista a imperiosa necessidade de proporcionar aos Leões do Distrito um centro cultural onde os assuntos de elevada indagação possam ser apreciados e discutidos, assim como ensejar facilidades para a divulgação de matérias à melhor compreensão dos objetivos e finalidades do movimento" foi criado o IMJEL, com funcionamento junto à Governadoria do Distrito.

 

            Dentre seus objetivos constam o estudo e divulgação dos assuntos leonísticos.

 

            No AL 1998/1999 o Instituto foi inserido na nominata do Distrito, como órgão de apoio à Governadoria. Esse fato se repetiu nos anos seguintes até o AL 2007/2008, voltando a integrar sua estrutura no AL 2011/2012.

 

 

Alguns trabalhos realizados

 

            O IMJEL realizou, logo após sua instituição, uma consolidação de Resoluções das  Convenções Distritais, envolvendo as que foram aprovadas durante o período de 1961 a 1985. No AL 1998/1999 um novo estudo foi realizado, atualizando a Consolidação até o AL 1997/1998. O trabalho, nas duas versões,  foi coordenado pelo CL Alexandre Campos da Costa e Silva.

              Ao término do AL 2012/2013 foi realizado uma nova atualização da Consolidação, congregando as decisões tomadas nas Convenções em toda a existência do Distrito (1962 a 2013).   A coordenação coube ao CL João Roberto Moreira Alves.

               Além dos estudos acerca do Lions o IMJEL realiza Ciclos de Estudos e possibilita a difusão de trabalhos acerca do Lions tanto no Brasil, como em todo o mundo.

 

 

Linhas de ação

 

            As principais atividades estarão voltadas para os estudos sobre assuntos leonísticos, mediante encontros presenciais e difusão a distância.

 

             É responsável também pela consolidação das decisões tomadas nas convenções e de trabalhos promovidos por Clubes e integrantes do movimento.

 

            Mantém uma integração com o Instituto de Liderança do Distrito LC 1 e com os demais órgãos de apoio à Governadoria e com a Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes.

 

             Conta com o apoio de integrantes do movimento que integrarão um grupo de trabalho.

 

 

Ciclo de estudos

 

             Os Ciclos de Estudos vem sendo realizados de forma presencial  no auditório da Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes, sempre numa segunda feira de cada mês  e tendo a duração de uma hora. 

 

            Os estudos serão gravados e disponibilizados em tecnologia áudio digital  para todos os Leões, LEOs, Castores e Lionesses, através do site do Instituto de Liderança www.lionslideranca.org.br 

 

            Os Ciclos de Estudos de 2011 versaram sobre Protocolo Leonístico, Estrutura de Lions Internacional, Ética e Programas de Lions para a Juventude.
 
          Os primeiros de 2012 abordaram os seguinte temas: Propósitos de Lions, Lions no Terceiro Milênio, Instruções Leonísticas, Clubes de Interesse Especial e Clubes Universitários e Fóruns Leonísticos Internacionais.
 
            Houve um encontro especial na Região do Vale do Paraíba (Conservatória), versando sobre Desenvolvimento de Lideranças.
 
            No segundo semestre de 2012 os Ciclos ficaram definidos para as datas de 30 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro e 26 de novembro de 2012. O primeiro dessa nova série abordou o tema  Lions e o Desenvolvimento Sustentável:  os reflexos da Rio + 20 e as oportunidades para os Lions Clubes. Na seqüência, Normas e diretrizes para elaboração e encaminhamento de Moções no Lions, Regras parlamentares, sua aplicação no Leonismo e o uso do Robert´s Rules of Order, A relevância das Convenções Internacionais, Convenções nos Distritos Múltiplos e nos Distritos como meios de democratização das decisões em Lions, Os programas de Conquista de Resultados (Definição de metas, Tomada de decisão, Administração de reunião e Oferecendo serviço comunitário) e de Comunicação (Oratória e Relações públicas) do Centro Leonístico de Aprendizagem de Lions Internacional
 
            Foi realizado um segundo encontro especial (congregando, além dos associados do Lions e convidados, os participantes dos cursos ministrados por educação a distância pelo Instituto de Liderança), na Região Serrana (Itaipava) no dia 15 de setembro de 2012, tendo como foco principal Gestão de Organizações Sociais e Desenvolvimento de Lideranças.
 
            Já no primeiro semestre de 2013 foram realizados mais cinco encontros regulares (nos dias 25 de fevereiro, 25 de março, 29 de abril, 27 de maio e 17 de junho), versando sobre os temas: FOLAC – Forum Leonistico da América Latina e Caribe; Lions e a ONU;  Políticas Públicas e o Lions; As práticas para formação de liderança em Lions: os resultados do último encontro internacional e Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos: sua estrutura, funcionamento e ações.
 
            Desenvolveu-se o terceiro Ciclo Especial, na cidade de Duque de Caxias, no dia 11 de maio de 2013, abordando o tema “Desenvolvimento de Liderança: estratégias nas organizações sociais e nas instituições de educação”.
 
            Serão mantidos os encontros mensais, a partir de agosto de 2013
 
 
 
Rua México, 11 - sala 1802 (parte) - 20031-144 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
 
www.lionslideranca.org.br     -     lionslideranca@lionsliderenca.org.br