Histórico

 

 

            O Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos foi criado pela Resolução 1, de 18 de dezembro de 1985, pelo Governador Luiz Soares de Alencar.

 

            Na Resolução  consta que "tendo em vista a imperiosa necessidade de proporcionar aos Leões do Distrito um centro cultural onde os assuntos de elevada indagação possam ser apreciados e discutidos, assim como ensejar facilidades para a divulgação de matérias à melhor compreensão dos objetivos e finalidades do movimento" foi criado o IMJEL, com funcionamento junto à Governadoria do Distrito.

 

            Dentre seus objetivos constam o estudo e divulgação dos assuntos leonísticos.

 

            No AL 1998/1999 o Instituto foi inserido na nominata do Distrito, como órgão de apoio à Governadoria. Esse fato se repetiu nos anos seguintes até o AL 2007/2008, voltando a integrar sua estrutura no AL 2011/2012.

 

Linhas de ação

 

            As principais atividades estarão voltadas para os estudos sobre assuntos leonísticos, mediante encontros presenciais e difusão a distância.

 

             É responsável também pela consolidação das decisões tomadas nas convenções e de trabalhos promovidos por Clubes e integrantes do movimento.

 

            Mantém uma integração com o Instituto de Desenvolvimento da Liderança do Distrito LC 1 e com os demais órgãos de apoio à Governadoria e com a Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes.

 

             Conta com o apoio de integrantes do movimento que integrarão um grupo de trabalho.

 

 

 

Alguns trabalhos realizados

 

 

- Consolidação da Legislação -

 

            O IMJEL realizou, logo após sua instituição, uma consolidação de Resoluções das  Convenções Distritais, envolvendo as que foram aprovadas durante o período de 1961 a 1985. No AL 1998/1999 um novo estudo foi realizado, atualizando a Consolidação até o AL 1997/1998. O trabalho, nas duas versões,  foi coordenado pelo CL Alexandre Campos da Costa e Silva.

 

              Ao término do AL 2012/2013 foi realizado uma nova atualização da Consolidação, congregando as decisões tomadas nas Convenções em toda a existência do Distrito (1962 a 2013).   A coordenação coube ao CL João Roberto Moreira Alves.

 

              Uma nova versão da Consolidação estará disponível a partir de novembro de 2017 contemplando as resoluções até o junho de 2017.

 

               Além dos estudos acerca do Lions o IMJEL realiza Ciclos de Estudos e possibilita a difusão de trabalhos acerca do Lions tanto no Brasil, como em todo o mundo. 

               

.

- Ciclos de estudos -

 

             Os Ciclos de Estudos vem sendo realizados de forma presencial  no auditório da Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes, sempre numa segunda feira de cada mês  e tendo a duração de uma hora.

 

            Os estudos serão gravados e disponibilizados inicialmente em tecnologia áudio digital  e posteriormente em video digital para todos os Leões, LEOs, Castores e Lionesses, através do site do Instituto de Desenvolvimento da  Liderança (www.lionslideranca.org.br)

 

            Os Ciclos de Estudos foram iniciados em agosto de 2011.
 
            O acesso a todos podem ser feitos através do link http://www.lionslideranca.org.br/IMJEL.htm
 

 

- Forum dos Países de Lingua Portuguesa -

 

            O Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos realizou os dois primeiros Fóruns dos Países de Lingua Portuguesa, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

       

            O que deu inicio à série foi promovido em 2013 e o segundo em 2015.

 

            Os acessos aos mesmos podem ser feitos pelos links  http://www.lionslideranca.org.br/flplp1.htm  e  http://www.lionslideranca.org.br/forum2015.htm 

 

 

- Projeto dos 100 anos de Lions Internacional -

 

            Com o objetivo de permitir uma visão geral sobre os 100 anos de Lions o Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos realizou  um Projeto com narrativas dos cenários no mundo, no Lions Internacional e no Lions no Brasil ao longo dos anos.  

 

             Os blocos envolvendo cada década permitiram que integrantes do Time do Instituto de Desenvolvimento da Liderança discorressem sobre a organização. 

 

               O acesso pode ser feito pelo link http://www.lionslideranca.org.br/projeto_100_anos.htm

 

 

- Novos projetos -

 

            O Instituto está aberto à realização de novos projetos.   As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail lionslideranca@lionslideranca.org.br

 

 
 
 
Rua México, 11 - sala 1802 (parte) - 20031-144 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
 
www.lionslideranca.org.br     -     lionslideranca@lionsliderenca.org.br