Instituto de Desenvolvimento da Liderança

- Fundamentos, estrutura, funcionamento e plano estratégico -

 

Fundamentos

 

O Distrito LC 1, seguindo as diretrizes de Lions Internacional e verificando a relevância de haver um órgão com objetivos voltados ao desenvolvimento de líderes, criou em 1º de novembro de 2010 o Instituto de Liderança do Distrito LC 1.   Tendo em vista as novas orientações de Lions Internacional o órgão passou a denominar-se Instituto de Desenvolvimento da Liderança.

Além do desenvolvimento de líderes o Instituto  tem por meta realização de programas de apoio à gestão dos Lions Clubes.

As ações são realizadas pelo Instituto  que funciona diretamente subordinado à Governadoria do Distrito e conta  com o apoio de integrantes do movimento leonístico e de outros colaboradores especialmente convidados.

Estrutura

 

O Instituto de Desenvolvimento da  Liderança conta com uma equipe de Coordenação, composta por um grupo de  integrantes do movimento leonístico (sendo um Coordenador Geral e equipes - cada uma com um determinado número de  membros -  com atribuições específicas de coordenação dos programas).   Conta ainda com um Conselho Consultivo, composta pelo Governador, 1° e 2° Vice-Governadores, Ex-Governador Imediato, e Coordenador da equipe de GLT e Presidente da Fundação Armando Fajardo de Lions Clube.   Integra a estrutura um Corpo Docente composto por integrantes do movimento com experiência nos meio acadêmico. Está previsto uma Equipe Técnica encarregada do suporte aos participantes dos programas.

Sua sede é na Governadoria do Distrito, que funciona na sede da Fundação Armando Fajardo, no Rio de Janeiro.

Os participantes da Equipe de Coordenação têm em sua quase totalidade, formação em Cursos de Liderança de Lions Internacional, realizados no Brasil e no exterior.

 

Página eletrônica

 

O Instituto de Liderança do Distrito LC 1 possui um site específico (www.lionslideranca.org.br)

Cada integrante da Coordenação têm um e-mail específico que permite que as comunicações sejam personalizadas (.........@lionslideranca.org.br)

 

Funcionamento

 

Os cursos são realizados através de educação a distância, utilizando a internet. Está previsto o apoio de uma instituição de ensino superior, permitindo, em alguns, uma dupla certificação: uma pelo Instituto de Desenvolvimento da  Liderança e outra, pela instituição.

O Instituto de Liderança segue as linhas globais definidas pelos órgãos de Lions e conta, prioritariamente, como já mencionado, com a participação de formados pelo Instituto de Liderança de Lions Internacional.

 

Cursos

 

Instituto de Liderança realiza os seguintes cursos:

 

a) Desenvolvimento de Liderança

 

b) Gestão de Organizações Sociais

 

c)  Desenvolvimento de Jovens Lideranças: 

 

d) Como trabalhar com equipes

 

e) Como organizar reuniões

 

f) Oratória

 

g) Como trabalhar com equipes de jovens

 

Os três primeiros cursos  se constituem  em  uma série de conferências virtuais transmitidas por tecnologia áudio digital e os quatro últimos com tecnologia video digital, utilizando a metodologia de educação a distância.

Não é obrigatória a presença física. Poderão existir alguns encontros presenciais, com participação facultativa.

Os programas são contextualizados em módulos temáticos, e abordam diversos aspectos. Existem  indicações de atividades e estudos complementares que são feitos pelos participantes.

A duração completa do curso é variável, conforme a disponibilidade do participante, havendo flexibilidade de estudos, conforme a necessidade dos mesmos.

A matrícula e a avaliação são facultativas. Os devidamente inscritos e que atinjam aproveitamento receberão uma dupla certificação: uma fornecida pelo Instituto de Liderança de Lions e outra de uma instituição de ensino superior, correspondendo a uma extensão universitária.

 

Modalidades  dos cursos

 

Os cursos serão ministrados na modalidade a distância, com o uso de tecnologias avançadas de comunicação e informação, podendo haver atividades presenciais.

 

Biblioteca Virtual

 

O Instituto  mantêm uma Biblioteca Virtual que congrega  estudos e trabalhos técnicos desenvolvidos por integrantes do movimento leonístico e outros colaboradores.

Os textos serão selecionados e difundidos como elementos complementares do processo de capacitação e aperfeiçoamento dos inscritos nos diferentes programas.

Os interessados em encaminhar trabalhos poderão encaminhar para o  e-mail lionslideranca@lionslideranca.org.br

 

Matrículas

 

As matrículas são facultativas. É adotado o sistema de Escola Aberta, sendo os cursos provedores de conhecimento.

Podem participar os associados de Clubes de Lions, LEOs e Castores e de outras entidades ou pessoas interessadas em seu desenvolvimento profissional ou pessoa. Havendo interesse em obtenção de certificação há necessidade de preenchimento de ficha de matrícula e avaliação. Maiores informações da sistemática podem ser solicitadas pelo e-mail lionslideranca@lionslideranca.org.br

 

Início dos Cursos

 

Os cursos foram concebidos no AL 2010/2011 e tiveram seu início no AL 2011/2012. A partir do AL 2014/2015 os cursos passam a ser oferecido no sistema de Escola Aberta, com as atividades sendo iniciadas em 12 de maio de 2015. A partir dessa data, as matrículas podem ocorrer em qualquer época. Por utilizar a metodologia de educação a distância há um fluxo contínuo para as matrículas

 

Guia de Estudos

 

Todos os participantes dos programas recebem um Guia de Estudos (http://www.lionslideranca.org.br/guia_de_estudos.pdf) que permite uma contextualização sobre Lions Internacional, acerca do Distrito, bem como aspectos sobre os cursos e orientação para aprendizagem).

 

Trabalho de conclusão do curso

 

Os participantes inscritos deverão, ao término da ultima unidade, fazer um trabalho de conclusão do curso. Os detalhes são fornecidos aos participantes durante o desenvolvimento dos cursos.

 

Participante não identificado

 

Considerando que os programas são disponibilizados pela internet, é permitido que existam participantes não identificados. Os mesmos têm direito de acesso aos conteúdos, mas naturalmente sem haver o trabalho de conclusão de curso e a certificação. Essa opção permite que pessoas interessadas apenas no seu aprimoramento pessoal possam fazê-lo sem sujeitarem-se à avaliação.

 

Corpo técnico e docente

 

O Instituto  conta com um corpo técnico (constituído por integrantes do Lions) e com um corpo docente (composto por associados do Lions e por professores universitários).

 

 

 

Plano Estratégico

 

 

O Instituto de Liderança possui um Plano Estratégico que foi construído com a participação democrática de todos os integrantes da equipe.

O mesmo encontra-se abaixo transcrito.

 

1. - Definição da missão institucional

O Instituto de Liderança do Distrito LC 1 foi criado através da Portaria 2010/2011-007 do Governador do Distrito, dentro das atribuições definidas no Regimento Interno, tendo sido apresentado à comunidade de Lions Internacional durante o  II Conselho Distrital, realizado no dia 13 de novembro de 2010. Posteriormente passou a denominar-se Instituto de Desenvolvimento da Liderança.

Sua estrutura é composta por um Núcleo de Coordenação, um Conselho Consultivo, um Conselho Técnico e um Corpo Docente.

O Instituto  funciona diretamente subordinado à Governadoria do Distrito LC 1 e a composição de seus órgão decorre de nomeação feita  pelo Governador do Distrito LC 1.

Conta com o apoio da Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes, onde tem sua sede, na cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto de Liderança tem, portando, de forma bem clara, a definição de sua missão institucional. 

 

2. - Análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças

O Plano Estratégico, ora apresentado, envolve quatro aspectos fundamentais, conhecidos como Análise SWOT, que consiste na identificação dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses) da organização e das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Dentro desse cenário podemos alinhar como pontos fortes:

a) Nossos mais de 1,40 milhão de associados em quase 210 países e regiões geográficas, que representam uma excelente marca;

b) a existência de associados que falam a língua portuguesa espalhados por oito países lusófonos (Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Principe, Timor Leste e Brasil) e por dezenas de outras nações. O português é a oitava língua mais falada no mundo.

c) a existência no Brasil de mais de 40 mil associados, distribuídos por cerca de 1.600 Clubes, em todas as Unidades da Federação, representando o maior contingente, secundado por Portugal, onde há mais de mil associados, vinculados a  dezenas de Clubes em todas as regiões;

d) a manutenção de Clubes com atividades voltadas para diversas áreas humanitárias;

e) a existência de Clubes de Jovens (LEOs e Castores) que envolvem associados em faixa etária específica e que atuam dentro de dinâmicas adequadas aos respectivos grupos;

f) a existência, no âmbito do Distrito LC 1, de cerca de 60 Clubes e 1.250 associados  que podem contribuir, de forma mais ampla, com a sustentabilidade e difusão do Instituto de Liderança;

g) a existência de um significativo número de boletins e revistas virtuais e impressos que disseminam informações entre os associados;

h) a credibilidade do Lions, através do Distrito LC 1 e de outros Distritos,  que sempre primaram por manter os princípios éticos e o não envolvimento em questões políticas partidárias e outras práticas de segregação do grupo;

i) a manutenção de uma equipe de líderes que mantém há vários anos Clubes em pleno funcionamento.

j) a já existência do Instituto de Liderança por Lions Internacional e de diversas Escolas de Líderes nos Distritos Múltiplos e sub Distritos;

 

Há, como ocorre em qualquer entidade, os pontos fracos que podem ser sintetizados como:

a) um razoável número de integrantes do Lions que não têm, ainda, acesso à internet;

b) uma baixo número de associados em muitos Clubes;

c) a falta de uma ampla cultura de internet (embora tenham existido significativos avanços);

d) uma difusão reduzida, nos meios de comunicação, das atividades do  Lions, o que dificulta a propagação dos projetos e programas.

 

Dentro de uma visão de presente e, em especial, de futuro, destacamos as oportunidades sentidas, a saber:

a) maior crescimento da cultura de internet;

b) ingresso de associados com maior domínio das tecnologias;

c) aumento das redes sociais

d) modernização das páginas eletrônicas dos Distritos Múltiplos, Distritos e Clubes;

e) perspectivas de maior integração do Lions com instituições de ensino superior, que poderão certificar os estudos realizados no âmbito do Instituto de Liderança.

 

Por fim temos que admitir a existência de ameaças que procuramos enumerar:

a) envelhecimento dos associados;

b) redução de clubes e associados;

c) incerteza quanto ao envolvimento de associados em atividades inovadoras;

d) falta de uma cultura de realização de projetos de longo prazo e com continuidade além dos mandatos dos dirigentes nos Clubes e Distrito.

 

3 - Definição dos objetivos

Os objetivos do Instituto de Desenvolvimento da Liderança são o desenvolvimento de líderes (inclusive jovens lideranças), a realização de programas de apoio à gestão dos Clubes de serviço e a promoção de estudos que possam contribuir com o leonismo, as organizações sociais e a sociedade.

 

4 - Análise do portfolio e das estratégias utilizadas

O portfolio de atividades do Instituto de Liderança é constituído, numa primeira fase, por sete cursos:

        a)     Gestão de Organizações Sociais;

        b)     Desenvolvimento de Líderes;

        c)     Desenvolvimento de Jovens Lideranças;

        d)     Oratória;

        e)     Como trabalhar com equipes 

        f)      Como organizar reuniões  

        g)     Como trabalhar com equipes de jovens

 

Há, no site do Instituto de Liderança (www.lionslideranca.org.br), há um conjunto de informações, onde podemos destacar espaços destinados a cada um dos cursos. No mesmo constam:

a) todas as unidades didáticas;

b) orientações de aprendizagem

c) áudio ou video das aulas, com exposições e debates;

d) resumo de cada unidade;

e) bibliografias;

f) exercícios

g) orientação para o trabalho final de conclusão dos cursos;

h) mecanismos para interatividade entre o Instituto de Liderança e os participantes dos cursos;

i) links com organizações educacionais e sociais;

j) temas para estudos e  discussões e

k) informação sobre serviços leonísticos mundiais

 

5 - Formulação de estratégias

A definição de estratégias é fundamental para haver a consolidação e o desenvolvimento do Instituto de Desenvolvimento da  Liderança.

Essas linhas de ação são definidas pelo Time do Instituto.

As estratégias serão concretizadas conforme os cenários regionais e os públicos-alvo de cada curso, utilizando, em especial, as redes sociais e a articulação com os Clubes de Lions e parceiros.

 

6. - Plano de ação (negócios organizacionais)

O plano prevê as seguintes ações:

- Implantação de uma estrutura operacional, envolvendo aspectos pedagógicos e  administrativos;

- Estabelecimento de um amplo processo de divulgação;

- Implantação de um sistema de permanente interatividade com os integrantes;

- Promoção de parcerias que garantam as ações de longo prazo;

- Articulação com instituições de ensino superior, permitindo uma dupla certificação dos cursos;

- Manutenção do site (www.lionslideranca.org.br) como base de transmissão dos conteúdos pedagógicos e desenvolvimento dos sistemas de aprendizagem a distância;

- Ampliação da biblioteca virtual;

- Elaboração de instrumentos normativos internos e de relacionamento com os participantes dos cursos;

- Estabelecer parcerias com outros Institutos de Liderança de Distritos (ou entidades similares);

- Motivar os associados dos Clubes de Lions e  jovens lideranças;

- Estabelecimento de parcerias de apoio para a sustentabilidade econômico-financeira dos programas, com inserção de banners no site;

- Criação de condições para gravação de futuros programas através de tecnologias video e audio digitais;

- Realização de eventos virtuais e presenciais como forma de desenvolvimento de estudos.

 

7- Implementação

A implementação do Plano Estratégico é feita a partir da coordenação dos membros do Time do Instituto, com o apoio das lideranças dos Clubes e membros do Gabinete do Distrito.

A parte introdutória, com a definição dos conteúdos e efetivação das primeiras matriculas, ocorreu a partir de 2010. 

Uma nova fase inicia-se em outubro de 2017, com a a implementação dos novos  pontos estratégicos do Plano, prosseguindo nos meses subsequentes, dentro de um cronograma de atividades.

 

8 - Controle e avaliação

O controle das ações é fundamental em todos os processos que envolvam gestão.

Para tanto haverá um grupo específico para exercer essa função, que permitirá o acompanhamento das etapas e a adequação das medidas às novas realidades temporais e leonísticas.

 

9 - Envolvimento da comunidade leonística

Por fim vale ressaltar que o maior desafio é o de haver um real envolvimento da comunidade leonística, não só dos associados a Clubes, como também de outros organismos integrados à Lions Internacional

 

10 - Considerações finais

O presente Plano Estratégico tem como objetivo delinear as linhas de curto, médio e longo prazos.

Sua implementação teve seu inicio no segundo semestre de 2015, prevendo ações por um período de três anos, sendo previsto seu término ao final do primeiro semestre de 2018, quando deverá ocorrer uma redefinição do mesmo.

Caberá ao Time do Instituto de Desenvolvimento da Liderança conduzir sua implementação e a todos os associados, o acompanhamento.

O presente Plano Estratégico foi adequado às novas diretrizes de Lions Internacional e do Distrito LC 1 em setembro de 2017, passando a ter sua vigência com a aprovação pelo Time do Instituto e pelo Governador do Distrito LC 1.

 

CL João Roberto Moreira Alves – Coordenador do Instituto de Desenvolvimento da Liderança

 

Rua México, 11 - sala 1802 (parte) - 20031-144 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
 
www.lionslideranca.org.br     -     lionslideranca@lionsliderenca.org.br