Lions e os Direitos Humanos

-  10 e 11 de dezembro de 2020 -

 

Objetivos

Lions Internacional, através do Distrito LC1, com o objetivo de reafirmação das relações lusófonas, aprovou em 2013, a realização de Fóruns dos Países de Língua Portuguesa.

Os eventos deram continuidade aos Fóruns Luso Brasileiros, que foram iniciados em 1979.

Os primeiros fóruns dessa nova série foram realizados em 2013, 2015, 2017 e 2019, com resultados bastante positivos, notadamente por permitir se conhecer melhor as ações positivas realizadas nos campos da educação, cultura e bem assim em programas de ajuda humanitária que existem entre as nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Objetivando uma participação mais efetiva dos Lions dos países da comunidade, foi organizado o Fórum Virtual, que utilizará a tecnologia como forma de transmissão das conferências e realização dos debates.

O Fórum pretende ainda proporcionar condições para que sejam estreitados os laços de amizade e irmanações entre os Clubes de Serviço, assim como demais organizações educacionais, culturais e assistenciais.

Por fim tem o intuito de promover ações para que o Português seja incluído como uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.

Tema central: Lions e os Direitos Humanos

Os Lions estiveram presentes na constituição da ONU, tendo ajudado na elaboração da Carta da Nações Unidas, iniciando um vinculo duradouro, que é preservado ao longo dos anos.

A data de 10 de dezembro é comemorada como o Dia Internacional dos Direitos Humanos para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por parte da Assembleia das Nações Unidas.

Por essa razão foi escolhido o dia para marcar de forma positiva a relevância dos Direitos Humanos e as ações do Lions realizadas pelos Lions dos países lusófonos.

Público-alvo

Associados de Clubes de Lions demais pessoas interessadas nas relações lusófonas.

Patrono

CL Fernando da Silva Mota

Transmissão

Plataforma digital "zoom"