Lions Internacional

 

 

Distrito LC 1 – Berço do Leonismo no Brasil

 

 

 Programa integrado de liderança

 

Ações no AL 2021/2022

 

Apresentação

 

O presente Programa Integrado foi elaborado para permitir uma visão geral sobre as ações de Liderança do Distrito LC 1 durante o período de julho de 2021 a junho de 2022.

 

Possibilita uma diretriz para os integrantes do Lions e para demais pessoas interessadas no desenvolvimento de projetos de liderança.

 

Programas da Equipe Global de Ação e seus reflexos no Programa da Equipe Global de Liderança

 

A Equipe Global de Ação (GAT) é composta pela Equipe Global de Liderança (GLT), Equipe Global do Quadro Associativo (GMT) e Equipe Global de Serviço (GST) que têm missões específicas definidas por Lions Internacional.

 

O presente Programa aborda aspectos ligados à Liderança e naturalmente se interliga com os demais programas do GAT.

 

Algumas ações poderão ser realizadas de forma integrada objetivando o desenvolvimento de novos líderes, o aumento da quantidade de serviços e o crescimento do número de Clubes e de Associados.

 

O aconselhável é a elaboração de um Plano Estratégico Trienal de Desenvolvimento do Distrito LC 1, com algumas atividades interligadas com o Distrito LC 11, tendo em vista a necessidade de articulação com entidades que atuam em todo o Estado do Rio de Janeiro. Esse processo, pela sua complexidade, demanda um certo tempo e necessita ser definido pelos dirigentes de ambos Distritos.

 

Apesar de haver toda a disposição dos integrantes da Equipe de Liderança Global em somar esforços voltados para a propulsão do Lions e estar aberto à ampliação das metas que forem estabelecidas esse Programa cinge-se às ações pertinentes à Liderança.

 

Ações específicas da Equipe de Liderança Global

 

O Plano ora apresentado congrega as ações planejadas para o AL 2021/2022 e se distribuem em três pilares, distintos, mas integrados.

 

a) Instituto de Desenvolvimento da Liderança

 

O Instituto de Desenvolvimento da Liderança (IDL) foi criado em 1º de novembro de 2010 objetivando a realização de programas formação de líderes e de apoio à gestão dos clubes de serviços.

 

Funciona diretamente subordinado à Governadoria do Distrito e conta com o apoio de integrantes do Lions e de outros colaboradores especialmente convidados.

 

Promove cursos e workshops que seguem as linhas globais definidas pelos órgãos de Lions e são ministrados por intermédio de educação a distância. Alguns têm como público-alvo os participantes do Lions e outros são abertos à comunidade.

 

Algumas de suas ações correspondem a uma Escola Aberta onde o relevante é a transmissão de conteúdos, sem obrigatoriedade de existência de pré-requisitos ou avaliações.

 

Além desses cursos há também o Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Liderança, que é um programa de especialização “lato sensu” realizado em parceria com uma instituição de ensino superior, permitindo que os concluintes com aproveitamento recebam uma dupla certificação:  uma de Lions Internacional e outra do Centro Universitário.

 

b) Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos

 

O Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos (IMJEL) foi criado em 18 de dezembro de 1985 e seus objetivos estão voltados para, dentre outros itens, promover estudo e divulgação dos assuntos de Lions Internacional.

 

Realiza ciclos de estudos, pesquisas, estudos, preserva a memória do Lions e dos seus lideres e realiza outros estudos sobre o Lions.

 

c) Ações específicas recomendadas por Lions Internacional para realização por intermédio da Equipe de Liderança Global

 

Lions Internacional possui linhas próprias e missões para o GLT e essas ações são realizadas dentro desse contexto.

 

A capacitação dos Dirigentes do Distrito e dos Clubes, seminários, workshops, bem como outras linhas de ação seguem as diretrizes e normas, com flexibilidade para adequação regional, mas com os materiais estabelecidos por LI.

 

É missão também a difusão e indicação de candidatos aos Institutos de Liderança de Lions Internacional e acompanhamento dos resultados.

 

Cabe também a responsabilidade para realizar os Institutos de Liderança para Leões Emergentes e dar apoio para a promoção de outros eventos de LI na área de liderança realizados na área geográfica do Distrito.

 

Estrutura de recursos humanos

 

As ações voltadas à liderança são realizadas por um Comitê  coordenado pelo Coordenador do GLT.

 

Existem três grupos distintos:

 

a) Comitê de Coordenação – composto por até quinze membros indicados pelo Coordenador do GLT e nomeados pelo Governador, sendo prioritariamente associados de Clubes do Distrito LC 1 egressos de Institutos de Liderança de Lions Internacional ou comprometidos para participação em futuros Institutos.

 

b) Corpo Docente – integrado por associados dos Clubes de qualquer Distrito que tenham prática docente, bem como de profissionais convidados.

 

c) Corpo Técnico – associados ou não dos Clubes de Lions que dão suporte às ações operacionais

 

Em muitas ocasiões há a constituição de Grupos de Trabalho compostos por participantes dos grupos acima e outros convidados.

 

Estrutura física e de equipamentos

 

As ações são realizadas preferencialmente na sede do Distrito LC 1 (Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes), podendo ser utilizado, se necessário, outros locais.

 

Existem equipamentos destinados prioritariamente às ações do segmento.

 

Estrutura tecnológica

 

As ações no campo da liderança são centrados num site específico do Instituto de Desenvolvimento da Liderança (www.lionslideranca.org.br)

 

O mesmo é integrado com a página eletrônica do Distrito e possui links para os sites de Lions Internacional, Distrito Múltiplo LC e outros órgãos do leonismo.

 

Integra o planejamento o desenvolvimento de um novo site.

 

Estrutura digital

 

Considerando os avanços no uso das tecnologias digitais os cursos, workshops, ciclos de estudos e outros passaram a contar com uma forte estrutura digital que permite o atendimento a integrantes do Lions no Brasil e no exterior.

 

Plano específico de ações do Instituto de Desenvolvimento da Liderança

 

1. - Realização de diagnóstico de necessidades de formação de líderes em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro;

2. - Disseminação dos cursos abertos à comunidade para os municípios como forma de auxiliar na identificação de líderes capazes de apoiar a criação de novos Clubes;

3. - Criação do projeto de reconhecimento de Jovens Lideranças aberto à comunidade;

4. - Disseminar os cursos voltados para os integrantes do Lions como forma colaborativa de fortalecimento dos Clubes existentes no Distrito;

5. - Realização de diagnóstico de necessidades de formação e atualização de gestores e líderes nos Clubes

6. - Criação de novos cursos voltados à liderança e gestão dos Clubes, a partir do diagnóstico de necessidades;

7. - Criação de um órgão colegiado de ex-alunos dos Institutos Internacionais e Nacionais de Liderança de Lions Internacional e desenvolvimento de mecanismos que permitam sua atualização às novas diretrizes de Lions Internacional objetivando capacitá-los às ações de apoio aos Lions Clubes e Distrito, podendo integrar os egressos de iguais capacitações de outros Distritos;

8. - Realização de um Programa para capacitar Leão Orientador Certificado de forma a dotá-los de meios capazes de atuação na fundação de novos clubes e restruturação de clubes;

9. - Promoção de workshops virtuais de desenvolvimento de liderança e de gestão;

10. - Incentivo à produção científica sobre liderança e gestão;

11. - Prosseguimento de ações integradas com instituições de ensino superior para certificação dos cursos do Lions como de extensão universitária ou pós-graduação (permitindo uma dupla certificação), bem como para a difusão do Lions entre os alunos e profissionais objetivando a criação de Clubes Universitários;

12. – Prosseguimento nos estudos desenvolvidos pelos Grupos de Estudos de Liderança.

13 . – Criação da emissora virtual “Lions Liderança TV”.

 

Plano específico de ações do Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos

 

1. - Desenvolvimento de Ciclos de Estudos Leonísticos (virtuais) abertos à participação de associados de todos os Clubes do Brasil e dos países de língua portuguesa e hispânica;

2. - Aprofundamento de pesquisas sobre Lions com incentivo à produção de trabalhos nas universidades e demais instituições de ensino superior;

3. - Ampliação da série “Minuto de Lions” e intensificação de sua difusão pelas redes sociais;

4. - Criação de série que destaque a vida e obra de participantes de Lions;

5. - Criação de série que destaque os Lions Clubes, Clubes de Castores e LEOs Clubes;

6. - Criação da “Plataforma Melvin Jones” (dentro da linha da Plataforma Lattes do CNPq) para registro dos currículos dos integrantes do Lions;

7. - Ampliação de atuação para os demais Distritos de Lions;

8. - Criação de uma biblioteca virtual sobre Lions;

9. - Edição de nova Consolidação das Normas de Legais de Lions;

10. – Prosseguimento nas ações para que o idioma português seja incluído como uma das línguas oficiais da ONU, conforme conclusões do Fórum dos Países de Língua Portuguesa;

11. – Apoio para que seja realizado em Portugal o próximo Fórum dos Países de Língua Portuguesa.

 

Plano específico de ações do GLT

 

1. - Realização do Instituto de Liderança para Leões Emergentes (ELLI) conforme normas já definidas pelo Departamento de Institutos e Seminários da Divisão do Desenvolvimento de Liderança de Lions Internacional  na área geográfica do Distrito LC 1 em época recomendada pelos órgãos públicos);

2. - Apoio para a realização do Instituto de Preparação de Instrutores (FDI) caso volte a ser definido para o Rio de Janeiro;

3. - Divulgação e apoio no processo de seleção do Instituto Regional de Liderança (IRL) que será realizado em Campinas, pelo Distrito Múltiplo LC;

4. - Idem do Instituto Avançado de Liderança Leonística (ALLI), em cidade definida ´por Lions Internacional;

5. - Idem do Programa de Instrutor Certificado de Lions (LCIP), em cidade definida por Lions Internacional;

6. - Realização de programas de capacitação de Dirigentes de Clubes e Distrito dentro das épocas recomendadas por Lions Internacional;

7. - Realização de Seminário “Juba Nova” para novos associados;

8. - Apoio à realização do Programa do Distrito Múltiplo LC no campo do desenvolvimento educacional;

9. - Orientações on line e presenciais de forma continuada por intermédio de workshops e ciclos de estudos.

 

Considerações

 

O presente Programa poderá ser alterado para adequá-lo a novas diretrizes de Lions Internacional ou ações definidas pelo Distrito LC 1.

 

 

Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2021

 

 

CL João Roberto Moreira Alves

Coordenador do GLT