Comitê de Desenvolvimento da Liderança
Coordenação
 

AURORA EUGENIA DE SOUZA CARVALHO

Pedagoga e Advogada com especialidade em Direito Educacional, pós graduada em EAD, atualmente exerce o cargo de Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Assessoria juspedagógica do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação. Palestrante e conferencista em diversos segmentos da educação, com várias publicações na área juspedagógica.

Está há 25 anos no movimento leonístico, associada do Lions Clube Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa. Exerceu dentro do clube todos os cargos, no Distrito exerceu a função de Secretária do Distrito (5 vezes), Assessora de Tecnologia da Informação do Distrito LC1 entre outros cargos.

 

 

CARLOS EDUARDO SCHAEFER

Graduado em Engenharia Eletrônica e na área de Telecomunicações com MBA em gestão de projetos, Curso de extensão na Universidade Paris-Sorbonne – França.

Trabalha há 35 anos na área técnica de proteção ao vôo, sendo responsável técnico pela implantação de sistemas de proteção ao voo em todo o Brasil.

Instrutor convidado do Dirección General de Control de Tránsito Aéreo (DGCTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

Representou o Brasil, junto a FAA (órgão regulador da aviação dos Estados Unidos) e Consultor da ICAO ( International Civil Aviation Organization).

Ingressou no Lions Petrópolis Centro em 1996 ocupando diversos cargos no clube, no Distrito e no Distrito Múltiplo.

 

 

ELVIRA BESSA PEREIRA

Formada em Administração de Empresas e Contabilidade, com licenciatura plena.

Pós-graduação na PUC em Organização e Métodos (O&M).

Curso de Liderança pelo Instituto Lions de Liderança em Trujillo – Peru e São José dos Campos – SP

Ingressou no Lions em 1995 como sócia fundadora do Lions Maracanã. Foi presidente por dois períodos e Presidente de Divisão.

Em 2003 fundo o Lions Praça da Bandeira onde atualmente é Presidente. É Presidente de uma ONG – O CAMP - VILA ISABEL, que trabalha com jovens aplicando um curso de Auxiliar Administrativo. Recebe e prepara cerca de 100 jovens por ano para serem inseridos no mercado de trabalho.

 

 

EUNICE DE MOURA MARTINO

Professora e Pedagoga.

Pós graduada em Supervisão e Administração Escolar, Orientação Escolar.

Atuou durante 40 anos em escolas sempre na parte Pedagógica.

Pertencente ao Movimento Leonístico há 38 anos.

Assumiu diversos cargos no Clube e Distrito

 

 

ISABEL MONIZ LOUREIRO

Biblioteconomista com Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela PUC/RJ. Experiência em implementação de bases de dados, Informação e Inovação Tecnológica. Possui MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ e Mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFF, convenio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Ingressou no Lions em 2016 e foi por dois anos consecutivos Secretária do Lions Clube RJ Flamengo.

 

 

JOÃO ROBERTO MOREIRA ALVES

Graduado em ciências jurídicas e sociais e em administração e pós-graduado em direito empresarial e gerência.

É presidente do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação. Diretor da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e conselheiro do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.

No Lions ingressou em 1985 e pertence ao Lions Clube Rio de Janeiro – Ilha do Governador, onde foi presidente em duas gestões.

Foi Governador do Distrito LC 1 e Presidente da AGDL – Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos L.

Participou como membro do corpo docente de Institutos Internacionais de Liderança e de diversas convenções internacionais.

Coordena o Instituto Melvin Jones de Estudos Leonísticos e o Instituto de Desenvolvimento da Liderança.

É o coordenador da Equipe de Liderança Global do Distrito LC 1. Integra o Conselho Editorial da Revista Lion (Distrito Múltiplo LC).

 

 

MAURICIO ELOY RODRIGUES MALTA SILVA

Engenheiro Elétrico-eletrônico, Corretor de seguros, Corretor de imóveis e Perito Judicial.

Empresário do ramo imobiliário.

No Lions, vinculado ao Lions Clube Princesa do Leme, onde foi Presidente.

No Distrito ocupou diversos cargos, Presidente da Fundação Armando Fajardo e também fez Instituto de Liderança de Lions Internacional.

Ex Governador AL 2015/2016

 

NAÏLA DA COSTA RODRIGUES

É formada pelo Instituto de Educação. Especialista em Educação.

Graduada em Administração Escolar e de Empresas. Pós graduada em Administração e Didática do Ensino Superior.

Integra o Lions desde 1995. É Sócia Fundadora do Lions Clube Rio de Janeiro Maracanã, onde exerceu a Presidência nos AL 1997/1998, AL 2010/2011 e AL 2011/2012.

De Região – AL 2002/2003, AL 2004/2005, AL 2013/2014, AL 2014/2015 e AL 2016/2017

De Divisão – AL 2001/2002, AL 2006/2007 e AL 2015/2016.

Foi agraciada pelo Presidente Internacional Dr. Jituhiro Yamada com o Distintivo de Capela que representa o Premio Presidencial para Presidente de Divisão AL 2015/2016 pelo sucesso de seu mandato. Participou de Cursos e Seminários e Convenções.

Título Melvin Jones Progressivos 04.042002 – AL 2001/2002, 30.0,8.2001 – AL 2011/2012 e 30.05.2013 – AL 2012/2013.

Assessora de Projeto Amigos de Melvin Jones, Portaria de nomeação para desempenhar a função em 31.07.2011 – AL 2011/2012.

Vice Presidente do LCRJ Leme – AL 2018/2019

 

 

OLAVO DIVINO VIEIRA

Graduado, pós-graduado e mestrado em Direito, advogado.

Governador do Lions Clube AL 2009/2010.

Professor universitário aposentado.

Fundador de dois Clubes de Lions.

Fundador do Banco de Alimentos do Rio de Janeiro.

Fundador de duas Associações de Diabéticos.

 

 

PULUCENA PEREIRA MEDEIROS MALTA SILVA

Advogada fundadora da sociedade civil de advogados Medeiros Malta Advogados Associados. Participou como Conselheira do Primeiro Conselho da OAB/RJ de Campo Grande/RJ.Recebeu Moção de Congratulação, Louvor e Reconhecimento da Câmara dos Vereadores em dezembro de 2015. Participou de vários simpósios e Proferiu diversas palestras, tais como: “Porte Ilegal de Armas”, “Estatudo do Idoso” e “Expectativas e Dúvidas entre Empregadores e Empregados Domésticos”

Ingressou no Lions Clube Distrito LC1 em 2002 onde é Associada do LCRJ Princesa do Leme, cônjuge do PDG Mauricio Eloy Silva Governador do Distrito LC1 AL 2015/2016. Participou dos Cursos do Instituto de Liderança Leonística para Leões Seniores em Brasilia AL 2011/2012 e do Instituto de Preparação de Instrutores em Sta Marta na Colômbia em 2013/2014.

 

 

RENATO DAS CHAGAS BENEVENUTO

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística, Marketing e Gestão. Possui MBA Management pela PUC-RJ (2010) Engenheiro Civil formado pela UFRJ (1983), com mais de 30 anos de experiencia atuando como administrador em diversas empresas, principalmente na área industrial onde foi por mais de 6 anos diretor industrial. Professor da FAETERJ nos cursos de Logística e de Processos Gerenciais, de pós-graduação da Fundação CEPERJ nos cursos de Gestão e de MBA de Marketing na Unicarioca (2012)

 

 

ROSANGELA GOMES DE LIMA

Associada desde outubro de 2008 do LCRJ Cidade Maravilhosa.

Advogada colaborativa, Pedagoga especializada em orientação educacional, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Mediação de Conflitos em Família, Mediadora judicial sênior voluntária no TJRJ, Expositora voluntária de Oficina de Parentalidade do – CNJ, Perita grafotécnica do TJRJ e Diretora comercial da Box 613 – Guarda e Digitalização de Documentos.

Participação ativa nas ações sociais, campanhas e projetos realizadas pelo clube e no Distrito LC1. No clube exerceu praticamente todas as funções, inclusive a Presidente do clube no ano leonístico 2015/2016

No Distrito LC1 exerceu as funções de Coordenadora da Divisão, Assessora da GMT e participação na equipe do Instituto de Liderança do Distrito.

Realizou cursos reconhecidos por Lions Internacional de Leão Orientador e do Instituto de Liderança para Leão Sênior, ministrado no Panamá.

 

 

SELMA REGINA DE SOUZA CONCEIÇÃO ARAGÃO

Advogada, professora universitária, Doutora em Direito Público, especialista em Educação.

Ingressou no Lions Clube em 1996, no Lions Clube Copacabana e Ex-Governadora do Distrito LC 1 AL 2012/2013. Ocupou todos os cargos de uma diretoria de Lions desde Presidente de Clube até Vogal e também como Assessora e Presidente de Região do Distrito LC 1. É escritora jurídica e fez a obra leonística: Direitos Humanos Leonísticos.

 

 

SUELY RODRIGUES MALTA SILVA

Bacharel em Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes.

Musicista, formada pela Escola Nacional de Música.

Tem vários cursos intensivos de Psicologia e Comunicação Social

Técnica em Marketing e Turismo

Ingressou no Lions em 1995, ocupou todos os cargos a nível de Clube e chegou a Governadora do Lions em 2002/2003.

Foi por 14 anos Coordenadora de Cursos de Relações Humanas.

 

 

WALTER NUNES

Bancário e securitário.

Contador e Administrador

Cursou Liberty University, especializando em Marketing e Vendas de Seguros.

Corretor de Seguros habilitado na Fundação Escola Nacional de Seguros.

Oficina de Jornalismo – Projeto Comunicar “PUC”.

Cursou na Associação de Bancos Brasileiros cursos de: Análise e Interpretação de Balanços; Moeda Crédito e Sistema Financeiro; Relações Públicas; Contabilidade Bancária e Direito Bancário.

 

Corpo Docente
 

ANNA LUCIA DIAS BARROS

Psicopedagoga, Fonoaudióloga especialista em Educação de Surdos, pós graduada em Audiologia. Aposentada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES-MEC.

Assessora Técnica na área de Educação de Surdos.

Ingressou no Movimento Leonístico em 1992, sendo associada do Lions Clube de Teresópolis.

 

 

CARMEN VERA COELHO DE CNOP

Nascida no Rio de Janeiro.

Ingressou no movimento Leonistico em 26 de outubro de 2006. Desde então exercendo várias funções tanto no Clube como no Distrito. Atualmente Assessora de Autismo.

Formada Secretaria Executiva pela Washington School of Medical Techniques and Washington Business School. Formada em especialista em alfabetização pela UFRJ.

Participou no Instituto de Liderança do México e a Oficina de Leão Orientador obtendo certificação.

 

 

DARINKA MARROQUIM SENNA

Formada em Ciências Físicas e Biológicas e Matemática, pela Universidade Católica de Petrópolis.

Pós-graduação em Educação Ambiental – UCP.

Mestrado em Educação pela Universidade de Guadalajara – México

Professora aposentada do Estado e do Município, exerce a profissão há 44 anos, como docente e há 5 anos como diretora de escola da rede particular.

 

 

FERNANDO DA SILVA MOTA (In memoriam)

Graduado em Letras . Pós-graduado em Pedagogia.

MBA/FGV em Gestão. Mestrando em Educação na UERJ; Diretor de Educação Superior da FAETEC; Professor Universitário.

Consultor do IPAE, membro da Associação Internacional de Lions Clube – Ilha do Governador.

Membro da ALAC.

Ex-Governador AL 2013/2014

 

 

FRANCISCA RODRIGUES TALARICO

Ciências Jurídicas, com pós graduação em Direito Previdenciário e Direito Administrativo.

Assessora Técnica do Secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico Estado do RJ.

Conselheira do Conselho de Administração do Fundo Único de Previdência Social do Estado do RJ.

Diretora de Interesse de Classe de Associações e Sindicatos de Servidores - RJ.

Palestrante qualificada pela Associação de Lions Internacional.

Governadora do Distrito LC-1 de Lions Ano 2014/2015. Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC (SP, MG, ES, RJ, MS) Ano 2017/2018.

 

 

ISMAEL CARLOS GUEDES OLIVEIRA

Médico Veterinário – Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Tecnologia e Inspeção de Alimentos.

Atua na Sub-secretaria de Vigilância Sanitária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ministra cursos de Higiene e Manipulação de Alimentos.

Associado ao Lions desde 1985, ocupou vários cargos: Presidente de Clube, Presidente de Região e Presidente de Divisão. Como também varias Assessorias.

Atual Secretário do Lions Clube Rio de Janeiro – Guaratiba.

 

 

IZIDORO DE HIROKI FLUMIGNAN

Médico especialista em diabetes e saúde pública.

Presidente eleito do Lions Clube do Rio de Janeiro

Assessor de Conscientização acerca do diabetes do Distrito LC1 de Lions Clubes.

 

 

MARIA ISABEL DA FONSECA BAUER

Graduada em Letras, Português Inglês, pela UNISUAM e em Técnico em Contabilidade pela Universidade Cândido Mendes. Fez inúmeros cursos na área de recursos humanos na Fundação Getúlio Vargas, além de seminários e conferências. Fez o Curso do Instituto Avançado de Liderança de Lions Internacional, no Panamá.

Ingressou no Lions em 1992, tendo exercido diversos cargos, inclusive Presidente da Fundação Armando de Lions Clubes. Está vinculada ao Lions Clube Rio de Janeiro – Sernambetiba.

É aposentada de Furnas e foi conselheira do CEDEPI, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas. Foi diretora da Coop. de Econ. e Crédito Mútuo dos Empregados de Furnas e Sistema Eletrobrás. Foi diretora da Assoc. de Aposentados de Furnas e hoje exerce o cargo de Cons. Deliberativa. Conselheira da AMOR, Associação Moradores do Recreio dos Bandeirantes, na cidade do RIo de Janeiro.

 

 

MARÍLIA SIMÕES FERNANDES DA SILVA

Pedagoga , pós-graduada em História e Administração Empresarial.

Curso de liderança pelo Instituto de Liderança de Lions Internacional, realizado em Trujillo, no Peru em 2001.

Debatedora de programas radiofônicos, palestrante e conferencista educacional.

Ingressou no Lions em 1980, tendo ocupado vários cargos no Clube e na Governadoria.

Fundadora e diretora de um estabelecimento de ensino particular e de uma Organização não governamental.

Governadora AL 2016/2017

 

 

MARLENE DE MATTOS GONÇALVES

Professora do Ensino Fundamental, formada pelo Instituto de Educação – 1960.

Nutricionista formada pela Escola Central de Nutrição – 1968, com aperfeiçoamento em Dioterapia – 1970.

Aposentada desde 1985.

 

 

MARLENE SOUZA SANTOS FREIRE

Psicóloga com bacharelado, licenciatura e mestrado pela UGF. Pós-graduação em Motivação/Fisiologia e Fundamentos Neuropsicológicos. Domadora de 1988 a 1991 e Companheira Leão outubro de 1991 pleo LC Recreio dos Bandeirantes. Fundadora do LC Cidade Maravilhosa em 1994, foi presidente por vários AL Fundadora do Núcleo de Ação Comunitária "Matilde Melleu - NACMEL - 2004 Título de Benemérita da FAF 2009 - Instituto Avançado de Liderança para Leões 2011/2012 - Lima - Peru. Atualmente Assessora de Atividades Culturais e Comunitárias - AL 201/2015

 

 

MARLY LAMEIRÃO MACHADO

Associada do Lions Clube Rio de Janeiro – Jacarepaguá, onde exerceu a presidência e diversos cargos. Integra o Lions desde 1994.

Participou de diversas convenções internacionais, FOLACs, convenções de Distritos Múltiplos e seminários internacionais e nacionais.

Realizou Institutos de Liderança de Lions Internacional, sendo instrutora certificada.

É responsável pela Revista Lion no Distrito LC 1 e assessora de comunicação da AGDL.

Dentre os reconhecimentos recebeu o Certificado de Liderança Visionária, conferido pela Associação Internacional de Lions Clubes.

 

 

MAURO LÚCIO GUEDES WERNECK

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia, da Universidade do Brasil, e em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluindo alguns cursos de Extensão Universitária e Pós-graduação “latu senso”, com Engenharia Rodoviária, Barragens de Terra e etc.

Mestre em Engenharia pela COPPE-UFRJ, engenheiro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da EMOP e da CEDAE.

Associado do Lions Clubes do Rio de Janeiro, onde exerceu por cinco vezes o cargo de Presidente , Governador de Distrito, Diretor Internacional e Assessor da Presidência Internacional. Recebeu a Medalha Pedro Ernesto, outorgada pela ALERJ, além da Comenda de Embaixador da Boa Vontade, a mais alta premiação concedida pela Associação Internacional de Lions Clubes a um dos seus associados.

 

 

PEDRO AURÉLIO DE MATTOS GONÇALVES

Advogado

Ingressou no Lions em 1973

Exerceu várias funções no Lions

Presidente de Clube

Governador

Presidente do Conselho de Governadores do Sudeste Brasileiro.

 

 

PEDRO CARLOS PEREIRA

Graduado em Licenciatura em Matemática.

Doutor em Educação Matemática pela PUC – SP

Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ingressou no Lions em março de 2011.

 

Corpo Técnico

SERGIO HENRIQUE RIBEIRO DE SOUZA

Assessor administrativo.

Atuou na área de Marketing no extinto Banerj; atualmente é responsável pela área de Desenvolvimento Profissional do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação.

Com experiência em atendimento ao publico, receptivo e Relações Institucionais.